0

Aplicativos de celular ajudam a manter a boa forma

Em lojas virtuais como o Android Market ou a App Store, eles existem aos montes aplicativos que contam calorias. Eles estão cada vez mais populares e a tendência é de que sejam cada vez mais utilizados.

Os mais simples sugerem um diário gastronômico e que se contabilize quantas calorias foram consumidas a cada 24 horas. Já aqueles mais complexos exibem vídeos educativos com base em enormes bancos de dados, que revelam os nutrientes presentes nos mais diversos alimentos.

Nessa salada de aplicativos, médicos e nutricionistas são céticos sobre a sua eficácia, pelo menos para fazer alguém perder peso de forma segura. Eles afirmam que tais programas podem sim servir como coadjuvantes no processo, mas jamais substituirão a consulta a um especialista.

Até a tradicional Universidade de Harvard promete para breve um aplicativo no qual, entre outras possibilidades, o usuário postará uma foto de sua refeição e receberá, quase instantaneamente, o número de calorias que está prestes a ingerir.

O aplicativo Medida Certa baseado no quadro, do “Fantástico”, da TV Globo, já teve mais de 250 mil downloads. Na atração os apresentadores Zeca Camargo e Renata Ceribelli foram submetidos a um programa de dieta e exercícios que os levou a perder, no total, 13,5 quilos e a ganhar melhor condicionamento físico.

Para os especialistas, a boa notícia é que muitos programas trazem o aviso de que seu uso não substitui a orientação médica. Alguns reproduzem recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS) para uma boa alimentação e falam sobre séries de exercícios que devem ser feitos.

Alguns aplicativos disponíveis

MYFITNESSPALLBaseado na crença de que basta ficar de olho na qualidade e na quantidade do que se come para perder peso, o aplicativo está disponível para iPhone, Android e BlackBerry.

FATSECRETOutro contador de calorias famoso, tem um gráfico que mostra quantas calorias se consumiu durante as refeições e quantas foram gastas em exercícios. Disponível para Android, iPhone e BlackBerry.

LOSE IT!A interface amigável é um diferencial, na opinião dos usuários do aplicativo, que, em sua página oficial, anuncia que 86% dos seus usuários emagreceram e que a média de perda de peso fica em torno dos 6kg. Disponível para iPhone e Android. A partir deste mês, pode ser adquirido também na Amazon App Store.

MYFITNESSPALLBaseado na crença de que basta ficar de olho na qualidade e na quantidade do que se come para perder peso, o aplicativo está disponível para iPhone, Android e BlackBerry.

MYNETDIARYAfirma já ter ajudado mais de 1 milhão e 400 mil pessoas a afinar a silhueta com seu banco de dados de mais de 416 mil itens. Disponível para Android, iPhone e BlackBerry.

WEIGHT WATCHERSAplicativos do Vigilantes do Peso, apenas em inglês, estão disponíveis para iPhone, Ipad e BlackBerry. Alguns são pagos e outros, gratuitos. Como acontece nas reuniões do grupo, o usuário aprende a atribuir pontos às calorias que consome.

MEDIDA CERTAOriginado do quadro homonônimo do “Fantástico”, que ajudou os apresentadores Zeca Camargo e Renata Ceribelli a perderem peso, o aplicativo pode ser baixado para Android e Iphone. O usuário recebe orientação para um programa de 90 dias. Pode-se compartilhar resultados no Twitter e no Facebook e gravar vídeos de desabafo. Há também séries de vídeos com Zeca Camargo, Renata Ceribelli e o professor de educação física Márcio Atalla.

DIETA E SAÚDEO programa alimentar do site minhavida.com.br se baseia na dieta dos pontos e promete que em seis meses o usuário entra em boa forma se seguir as orientações de seus nutricionistas. O site tem dois planos, o econômico e o vip. No melhor deles, há atendimento por chat, com uma personal trainer, e o assinante recebe uma revista mensal.

METABOLIKEYO site, criado pelos médicos nutrólogos Alexandre e Cristiano Merheb, propõe uma dieta baseada na restrição temporária de carboidratos e exercícios. O usuário tem acesso a vídeos e a orientação on-line. A cada mês, são entre mil e 1.500 assinantes.

Com informações Jornal O Globo

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*